Como saber se fiz uma boa escolha?

A própria criança é um bom termômetro. Se ela vai feliz para o colégio, criou um bom círculo de amigos, tem autonomia para executar a lição de casa e fala com entusiasmo das atividades em sala de aula, é porque a escola combina com o temperamento da criança. Além disso, é preciso avaliar o grau de aprendizado e o nível das provas. Para isso, peça para ver as provas do seu filho no final do bimestre. Vá também à escola periodicamente, converse com os professores e tente identificar junto com eles o ponto fraco da criança, buscando soluções para solucionar o problema.

Converse também com o seu filho, pergunte se ele está gostando ou se está tendo alguma dificuldade no aprendizado ou no convívio com os outros alunos (bullying). Observe também o seu comportamento em casa, faça brincadeiras para testar de maneira sutil o conhecimento que ele está adquirindo em sala de aula e veja além das notas, procurando saber se ele realmente aprendeu o conteúdo ou se apenas decorou tudo (ou colou) para fazer a prova.