Como escolher uma boa escola

Escolher uma boa escola é uma tarefa importante e muito delicada, já que é um local onde seu filho permanecerá muitas horas por dia, durante anos. Por isso, o principal fator a ser observado é a vontade da criança ou adolescente em frequentar determinada escola e a simpatia que tem por ela. Sendo assim, visite algumas escolas em companhia do futuro aluno e cheguem juntos a um consenso. Consultar as preferências do seu filho antes de matriculá-lo em uma instituição é o primeiro passo para garantir um resultado satisfatório ao final do ano letivo.

Inicie a busca pelas escolas próximas de casa, o que vai poupar tempo no trânsito, possibilitando a realização de outras atividades. Observe também a quantidade de alunos em cada sala de aula. Salas mais cheias proporcionam maior socialização e menos atenção individual ao aluno por parte do professor, enquanto salas vazias tornam os ambientes mais familiares. De acordo com o perfil do aluno, analise em qual tipo de espaço ele se adaptará melhor.

Busque referências com pais de outros alunos sobre a escola onde estudam. Informe-se sobre os professores, coordenadores e demais alunos, sobre o horário das aulas e grade curricular. Quanto ao ensino, é possível consultar rankings de desempenho para saber a colocação de determinadas escolas em avaliações feitas pelo MEC (Ministério da Educação).

Além disso, é muito importante conversar com o coordenador das escolas para saber informações importantes que poderão influenciar na vida escolar do seu filho. Informe-se sobre questões como:

• Qual a linha pedagógica que a escola segue?
  • Como são feitas as avaliações?
  • Como é a metodologia de ensino?
  • Qual é o nível de qualificação dos professores?
  • Como é a rotatividade de professores? Há muitos professores antigos no quadro de funcionários? (a alta rotatividade pode ser um indício de que a escola não é tão atrativa para esses profissionais, o que pode interferir no rendimento do professor e do aluno na sala de aula).
  •  Há projetos extracurriculares? Como eles costumam ser?
  •  São oferecidas aulas de idiomas e informática?
  • Haverá alguma mudança na infraestrutura da escola durante o ano letivo?
  • Qual é o índice de aprovação de alunos na série do seu filho?
  • Qual é o índice de aprovação da escola no vestibular?
  • Como é o quadro de funcionários atual? Quantos inspetores, professores e outros profissionais trabalham na escola?

Perguntas como essas são importantes para conhecer mais profundamente a escola, indo além de sua infraestrutura e reputação. Além disso, esse primeiro contato é importante para tirar dúvidas e avaliar o grau de disponibilidade, paciência e dedicação do coordenador para lhe atender ou atender ao seu filho quando necessário. Por isso, converse e faça essas perguntas ao diretor ou coordenador antes de consolidar a matrícula na escola.