Tipos de escola

Escolas públicas

As escolas públicas são instituições de ensino mantidas pelo Governo - seja ele federal, estadual ou municipal - onde os alunos estudam gratuitamente. Os professores e demais funcionários das escolas públicas são contratados principalmente através de concursos públicos. Atualmente, a matrícula para as escolas públicas é feita através da internet e costuma ser bem concorrida, devido ao limitado número de vagas. Também há escolas públicas que utilizam o concurso como forma de seleção, como as escolas militares e universidades federais. As escolas públicas técnicas e os colégios de aplicação de universidades públicas vem ganhando destaque quanto à qualidade de ensino e conquistando boas colocações em exames nacionais. Além da isenção da mensalidade, as escolas públicas oferecem aos alunos matriculados o material escolar que será utilizado no ano letivo, o uniforme e alimentação no local. Dentre as escolas públicas há escolas municipais, escolas estaduais e escolas federais.

Escolas particulares

As escolas particulares são instituições de ensino privadas nas quais o aluno deve pagar uma taxa mensal, durante todo o ano letivo, para frequentar as aulas. Colégios particulares costumam oferecer uma estrutura mais completa que as escolas públicas, com melhores instalações e conteúdo mais avançado das matérias estudadas. Na maioria das escolas particulares o número de vagas é grande e as matrículas podem ser feitas a qualquer momento do ano letivo. O valor da mensalidade é referente ao uso das instalações e materiais, pagamento dos professores e demais gastos da escola e pode variar de acordo com a série do aluno e com as atividades e recursos que a escola dispõe. Além disso, há outros itens que devem ser custeados pelo aluno ou seu responsável, como o material escolar, a alimentação, o uniforme e cursos e atividades extracurriculares.

Escolas bilíngues

As escolas bilíngues proporcionam ao aluno o conhecimento de um segundo idioma, enquanto ele aprende o conteúdo obrigatório no currículo brasileiro. Toda a comunicação entre alunos e professores em uma escola bilíngue é feita também no idioma estrangeiro. Assim, o aluno aprende as duas línguas simultaneamente, enquanto assimila o conteúdo ensinado. A educação bilíngue compreende tanto a questão fonética quanto a cultural do país de origem da segunda língua, tornando o aluno apto a ler, escrever e falar fluentemente o segundo idioma. São opções muito procuradas hoje em dia, pois tornam o aprendizado de uma segunda língua mais fácil e natural. As escolas bilíngues mais comuns ensinam, além do português, o inglês ou o espanhol.

Escola pré-vestibular ou Escola Preparatória

Também conhecidas como cursos pré-vestibulares, as escolas preparatórias para pré-vestibular oferecem ao aluno um conteúdo voltado para as provas dos vestibulares de universidades públicas e demais concursos, com o objetivo de capacitá-lo a conseguir um resultado que garanta uma vaga. O principal público das escolas pré-vestibulares são alunos que cursam o ensino médio em escolas regulares ou aqueles que já concluíram essa etapa, mas não obtiveram sucesso no vestibular. O tempo de um curso pré-vestibular pode variar entre um mês e um ano, dependendo da necessidade do aluno. Existem escolas preparatórias para pré-vestibular que organizam suas turmas de acordo com as áreas ou com as carreiras escolhidas por seus alunos, oferecendo um conteúdo mais específico dividido nas áreas de humanas, exatas e biomédicas.

Escola de educação infantil e creches

As escolas de educação infantil são ambientes preparados para receber crianças de zero a seis anos. Durante esse período, que antecede a entrada das crianças no ensino obrigatório (a alfabetização), elas recebem estímulos realizados através de brincadeiras, jogos e exercícios para desenvolver capacidades motoras e cognitivas nas escolas de educação infantil, que contam com professores especializados em crianças pequenas. Também conhecida como pré-escola, a educação infantil é disponibilizada em instituições como escolas, creches, jardins de infância ou jardins-escola. As crianças que frequentam escolas de educação infantil garantem um melhor desenvolvimento de suas habilidades, adquirindo preparo para as séries seguintes.

Escolas religiosas

Também chamada de Escola Confessional, a escola religiosa é aquela que pertence a uma igreja ou doutrina religiosa, ensinando aos seus alunos valores comportamentais e morais relacionados a uma religião específica. No Brasil, as escolas religiosas mais populares são as católicas e as judaicas. A tendência atual é que as escolas religiosas sigam as correntes pedagógicas, assim como as escolas laicas, transformando o ensino religioso em uma disciplina específica, o que faz com sejam mais procuradas, já que costumam oferecer resultados satisfatórios em rankings de desempenho.

Escolas para crianças especiais

Crianças e jovens portadores de necessidades especiais, como deficiências mental, visual, auditiva e física, problemas de conduta ou superdotação, muitas vezes não se adaptam à escolas regulares. Para atender a essa demanda, sugiram as escolas para crianças especiais, que contam com uma infraestrutura adaptada para diversos tipos de deficiência, além de professores capacitados a ensinar crianças especiais.